Hoje estou absolutamente reflexiva. Depois de um fim de semana cheio de fatos inéditos nada resta a não ser perambular pela casa de meia.
É muito engraçado pensar no tempo. Dividimos o tempo em passado, presente e futuro, mas sabemos que só existe, o presente. aqui e agora. mas junto com o tempo presente, com o aqui e agora. carregamos um passado, e várias possibilidades de um futuro, do que pode ser, ou seja carregamos vários tempos, em um só.
Eu por exemplo vivo várias dimensões, hoje estou pensando muito numa história, onde muitas coisas não são possíveis, mas que de certa forma são possíveis e acontecem. Acontecem ao mesmo tempo em que lavo um copo.
Ts'ui Pên mesmo criou um invível e infinito labirinto do tempo. Todos nós carregamos um, aliás, somos ó próprio labirinto.

Ontem fui a um aniversário e sempre, quando falo que escrevo para adolescentes e pré adolescentes as mães e pais acham que sou uma especialista no assunto. Ser especialista é dar dicas sobre como se conduzir com essas jovens rebeldes, difíceis e misteriosas. Eu nunca sei muito bem o que dizer, é certo que não existe uma cartilha para saber como os pais reagem com as fases de crescimentos dos filhos. isso só se aprende vivendo. Eu não tem filha, só sei dizer que já fui uma adolescente, assim como nossas mães também foram, elas falam como se nunca tivesses passado pelos mesmos problemas que enfrentamos.
Ontem um pai e uma mãe estavam me dizendo que as filhas deles ficaram menstruadas e que não sabiam direito como lidar com isso, como abordar, como ter uma conversa. Tem coisas que devem ser conversadas e esclarecidas em família, mas querer que mãe e filha compartilhem de tudo é uma idéia falsa e boba. Mães e filhas podem ser melhores amigas, mas não deixam de ser mães e filhas, ou seja a primeira deve ajudá-la no crescimento, mas entendendo que deve existir privacidade da intimidade. Ficar falando de beijos com mãe é um saco, nenhuma filha quer ficar falando disso com as mães. O negócio não é os pais quererem dar um de melhores amigos, podem ser amigos sim, mas antes de tudo são pais, nossa base e fortaleza que passa valores princípios que vão nos acompanhar a vida toda. Quando uma menina fica mesntruada os pais não devem fazer muita coisa, eu acho, se falarem muito podem deixar as meninas contragidas, morrendo de vergonha. As meninas SABEM o que é ficar menstruada, cabe aos pais comprar absorvente e parabeniza-la por esse momento tão especial.
Eu acabei dizendo para o pai e a mãe que deveriam levar suas filhas ao médico, a primeira consulta ao ginecolista, já que viraram "mulheres" e claro, já que viraram mulhesr, precisam de um presente, um pequeno mimo. Minha mãe me deu um colar e eu me senti muito fabulosa e poderosa, como se aquele colar fosse o símbolo de uma etapa que se foi, e uma outra que estava vindo. Eu tinha então me tornando uma mulher.