Terceira noite que não consigo dormir. Esse negócio que falam que escritor vira a noite escrevendo é a maior furada. A não ser que eu tenha dormido o dia inteiro. O pessoal acha que escrever é sentar em frente ao computador e pronto. Não, não é assim comigo. Eu pelo menos tenho que estar bem descansada e bem disposta.
Primeiro, não é só porque trabalho em casa que fico o dia inteiro de pijama. Quando tenho prazo faço o seguinte: acordo cedo e vou dar uma caminhada perto de casa para ventilar a cabeça, sempre surgem ideias quando estou andando. Depois em casa tomo um banho e me arrumo como se estivesse indo para a escola ou para o trabalho. Depois de impecável pego as anotações espalhadas na bolsa, no bloquinho, sempre faço uma confusão com esses pequenos papéis onde vou anotando. Bom, junto todo esse punhado de falas, frases e palavras e coloco na mesa do computador. E muito importante: uma garrafa de dois litros de água. Sabe, cada um tem seu ritual para escrever, eu acho isso legal. Eu tenho que beber muita água quando escrevo porque afinal são vários personagens e vidas para vc cuidar, então acontece que fico com falta de ar, sabe? Daí preciso ir bebendo muita água.
O mais engraçado é vc ler essas tais anotações depois de um tempo... muita coisa entra no livro, mas muitas não dão certo e vão ficando no passado, como uma outra história congelada.
Bom, depois de passar umas duas horas e meia escrevendo ( que parecem dez minutos, passa muuuito rápido!)) eu vou dar uma volta na sala de casa, me estico no sofá, vou até a janela, vou na portaria do prédio ou ás vezes dou uma voltinha mesmo no quarteirão. É porque nessa hora eu sei que a história tem que dar uma VIRADA, algo REVELADOR está para acontecer e tudo que eu tenho que fazer é descobrir qual é essa revelação. Quando estou lá em baixo na portaria e tenho A IDEIA tenho que subir que nem uma doida varrida, porque se eu não anotar rápido a ideia vai embora para sempre. Então isso justifica a quantidade de papel que tenho com anotações. Ás vezes estou na rua e quando procuro meu bloco na bolsa para anotar, sei lá uma fala de um personagem, ele não está na minha bolsa, daí saio correndo em busca de guardanapo, ou qualquer coisa que tenha na minha bolsa que seja escrevível. Já anotei na mão mas não dá certo porque não fica muito legível, e além do mais tinta de caneta na pele sai em quesntão de minutos.
Bom, estou falando sem parar, é porque estou muito cansada e não consigo dormir, nem consigo ler, nem ver TV, nem nada, minha cabeça não para de pensar um minuto, e o pior, é tudo ao mesmo tempo! Aí não dá para me concentrar em nada, entendem??
Antes que eu surte de vez: vou me afogar na cama e cobrir minha cabeça com os quatro travesseiros que durmo. Bom, vai ver é isso: durmo com tanto travesseiro que não consigo encontrar uma posição confortável! Sei lá.
O pior ainda é que não tem um abajur ou interruptor ao lado da minha cama. Isso quer dizer QUE: posso estar lendo um livro ou vendo TV aí estou quaaaase dormindo, o olho fechado, mas aí me lembro que tenho que apagar a luz ou desligar a TV. Nessa fração de segundos em que levanto para desligar a luz ou a TV perco o sono e fico LIGADA! Aí pronto, é uma ladainha!